Resposta: A expressão latina "ex-libris" ou "ex-bibliotheca" significa "dos livros de.." ou "da biblioteca de...", ou ainda "livros dentre aqueles" pertencentes a determinada pessoa ou instituição. A denominação ex-libris não é apenas dada a etiquetas fixadas em livros, também são chamados de ex-libris toda a marca de posse feita em uma obra, quer seja o nome do possuidor por escrito, um sinal convencional, um símbolo, um brasão de armas, um monogramas ou uma sequência de iniciais, carimbos diversos e por fim, esta etiqueta isolada, que o possuidor da obra cola, em geral, à capa interna do livro encadernado ou numa das suas folhas de guarda.
Quanto à origem, existem diversas opiniões de onde e quando surgiram os Ex Libris, sendo que uns dizem ser o primeiro, o de Hildebrand Brandenburg de Biberach, uma gravura em madeira, representando um anjo a segurar um brazão de armas e colorido a mão por volta de 1480. Outros afirmam ser o mais antigo o do rei da Boemia, o Ex Libris armoriado de Georgis de Podebrady, falecido em 1471.
Parece que no Brasil, o primeiro Ex Libris pertenceu a Manuel de Abreu Guimaraens, que vivia na cidade de Sabará no século XVIII. Este Ex Libris, com uma lira no centro,é uma alegoria às artes, ao comércio e à indústria. Especial atenção aqui merece o do Barão do Rio Branco (1), um Ex Libris paisagístico onde se destaca, em primeiro plano, a pedra de Itapúca (Niterói) e, ao fundo, o Corcovado, considerado não só um dos mais antigos mas também, pelo fato de ter sido ele o primeiro colecionador deste assunto entre nós.
O Ex Libris pode ser de várias formas, desenhos, técnicas e formatos, mas sempre o mesmo objetivo, uma etiqueta para colocar nos livros e identificar que aquele livro tem dono, e podem ser do mais simples ao mais sofisticado. E claro, para se fazer um Ex Libris, você precisa usar algo que represente você, ou algo que você goste muito, algo que realmente te identifique. Você pode criar ou o seu, ou simplesmente contratar um exlibrista, como é chamado o criador de Ex Libris. O mais bacana e interessante é que alguns davam um tom mas macabro e sombrio ao Ex Libris com imagens, palavras e até mesmo maldições... Se isso é verdade, não sei, mas rendeu ótimos trabalhos.
Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
Hans Stolle
P(eter) v(an) d(er) Weerdt
Joseph Rock
Giani Mantero
poetisa Emília Maria Bagão
Jan de Ornelas Tomaszewski
Dr. Osvaldo Cruz
Rainha Marie da Romania
Por Franz Von Bayros
Fernando Weno
Do blog Meu querido liquidificador
Alguns links bacanas sobre ex libris:
ExLibris Museum
Ex Libris famosos (por Amilcar Starosta)
Fontes:
BOA ANDRÉ,
ResponderExcluirMUITO BOM SEU POST, CONTINUE ASSIM GAROTO.
.
QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCE !
.
.
ATT. MARCUS